01.out.2015

Outubro Rosa

O câncer de mama é o segundo tipo câncer que mais leva mulheres a óbito no mundo, em contrapartida, é uma patologia com maior incidência de cura, quando em estágio inicial e, infelizmente, ao mesmo tempo com inúmeros casos de perdas da batalha.

O Câncer de mama

A palavra câncer carrega uma conotação relacionada à morte,  o  que em muitas famílias é considerado um tabu, não podendo ser mencionada. Além do mais, o imaginário que circula acerca da doença, cita várias histórias como a fulana que tirou a mama, o cabelo caiu, o marido a abandonou, fez quimioterapia e nada adiantou.

Esse tipo de pensamento é um estigma na vida das mulheres, muitas vezes motivado pela falta de informações coerentes e verdadeiras sobre o assunto. Para mudar a história de várias mulheres, e dar a elas um final feliz, que o Outubro Rosa desmistifica a palavra câncer e chama atenção sobre a importância da prevenção através do autoexame e da mamografia.

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa é internacional e é simbolizado pela cor rosa, que remete ao laço rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama. A primeira vez que usaram o termo foi  em 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços rosas aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York.

A ação é voltada para estimular a participação da sociedade sobre a importância da educação preventiva, sensibilização da população para a causa e a ruptura de qualquer estigma quanto à doença e seu tratamento.

Iluminando a causa

Como forma de abranger e chegar a mais pessoas, inúmeros prédios públicos, hospitais, pontes, teatros, universidades são iluminados na cor rosa. A iluminação rosa é uma forma de leitura visual compreensível em qualquer parte do mundo e leva a mensagem sobre a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Apoio na luta

Essa luta é de todos e muitas instituições, empresas e marcas têm se envolvido em campanhas de conscientização. Por meio da educação preventiva podem-se reverter várias histórias e reescrever o destino de muitas mulheres. A informação é arma para qualquer mal e por isso nós apoiamos a causa e levamos a cor rosa não somente no mês de Outubro, mas sim em todos os meses do ano.

mama
Educação e prevenção são as melhores opções para mudar vidas!
Faça hoje seu autoexame!