25.set.2015

Cabelo – Um universo de formas e texturas!

 

Ninguém é igual ao outro e isso vale para os cabelos. Sim, há diversos tipos de cabelos com texturas e formas diferenciadas e é importante saber qual é seu tipo para poder tratá-lo de acordo com as reais necessidades que ele tem. Quando se diz que seu cabelo é cacheado, por exemplo, é um termo um pouco vago que não contempla os vários tipos existentes de cabelos cacheados. Saber como é seu cabelo, vai abrir as possibilidades de cuidados e aceitação do próprio cabelo.  A classificação dos fios é dividida em 4 tipos e subdividida em mais 3 níveis: A, B e C.

Os tipos e níveis de cabelo

Cabelo Tipo 1

O tipo 1 é o liso, o totalmente liso, sem nenhuma ondulação, da raiz às pontas. Esse tipo de cabelo costuma ter uma oleosidade maior, na qual consegue atingir as pontas sem nenhum obstáculo.

1 A (Fino) – O cabelo se caracteriza por apresentar fios finos e pouco encorpados, com tendência à oleosidade, muitas vezes, até grudado na cabeça e que não segura nenhum grampo na cabeça. Esse tipo de cabelo exige produtos leves na hora dos cuidados para não pesar, priorizando a raiz limpa.

1 B (Médio) – São fios mais encorpados e volumosos que seguram a modelação com mais facilidade. Utilize o condicionador nas pontas para evitar ressecamento.

1 C (Grosso) – Reto, pesado e difícil de modelar. Um cabelo comum em orientais, e para manter a aparência bonita, é necessário lavá-lo com frequência com produtos especiais à oleosidade e usar condicionador somente nas pontas.

Cabelo tipo 2:

O tipo 2 é o ondulado, aquele que não chega à forma espiral. Formando ondas em padrão S, o cabelo caracteriza-se pela raiz mais lisa e suscetibilidade de frizz.

2 A – Quase liso, esse tipo de fio possui a ondulação S mais suave e facilidade para modelar. Não costuma ter muito volume, e pede o uso de produtos leves e em pouca quantidade. Para textualizá-lo utilize de mousse, gel ou loções, evitando o uso de cremes e manteigas.

2B- Tende a ter frizz e não é tão fácil de ser modelado. As mechas formam um S perfeito, utilize finalizadores anti frizz.

2C- Ondas intensas e menos espaçadas, nas quais começam a desenvolver alguns cachos. É um cabelo volumoso, difícil de modelar que necessita do acabamento com mousse e finalizadores anti frizz.

 

Cabelo tipo 3:

O tipo 3 são os famosos cacheados, são definidos pelo encaracolar das mechas, bem definidos e simétricos. Os fios seguem uma padronagem estilo “molinha”. Esse tipo de fio pede mais hidratação e cuidados específicos.

3 A – São cachos soltos, um cabelo mais natural, largo e regular. Fácil de pegar a escova, possui bastante brilho. Use e abuse de ativadores de cachos e leave-ins que não sejam tão pesados, mas nunca coloque na raiz dos cabelos.

3B- Esse tipo se caracteriza pelos cachos mais apertados, difíceis de pegar escova. Use um bom ativador de cachos, bons hidratantes e com controle de frizz eficiente. Os fios costumam ficar mais secos, por essa razão, tanto os shampoos quanto condicionadores devem ser hidratantes.

3C- Um cacho bem apertado, fechadinhos e estreito, com padrão bem definido. Os fios são finos e frágeis, e requerem muita hidratação com cremes e máscaras de tratamento. Nesse tipo de cabelo cacheado, já está liberado o uso de cremes mais pesados com bases de manteigas e óleos.

Cabelo tipo 4:

O tipo 4 é o crespo, conhecido como cabelo afro. A textura do fio forma um Z, e são caracterizadas por serem secos e frágeis. Esse tipo de cabelo pede hidratação intensa para revelar sua beleza.

4 A- Caracteriza-se por cachos bem estreitos e bem definidos. Esse tipo de fio não necessita de lavagem diária, pedindo intervalos maiores. De extrema importância é utilizar produtos co-wash e shampoo free sulfate que agridem menos os fios. Hidratação nunca é demais!

4B- As mechas são definidas pelo formato em Z, fazendo um ziguezague. Opte pelos shampoos mais densos e cremosos, para ter fios mais hidratados. Utilize pentes de dentes largos, e tenha como amigos os óleos naturais com o óleo de Patauá. Com a hidratação certa, os fios ganham textura, quebram com menos facilidade e obtém auxilio no crescimento.

4C- Mesma padronagem que o 4B, é recomendado que não se lave com frequência e  adira ao método co-wash e aos shampoos sem sulfato. Abuse de produtos hidratantes com manteigas.

Agora que você já sabe qual é seu tipo, fica mais fácil saber qual produto escolher, não é mesmo? Conte com os produtos Pataua Brazil!

 

Referências:
Produtos Pataua Brazil:  http://www.patauabrazil.com/lines
Descobertas Cacheadas: http://www.descobertascacheadas.com.br/2015/08/tipos-de-cabelos-tabelas